quarta-feira, maio 18, 2022
InícioOutrosIPTU 2022: Consulta, Valores e 2ª Via do Imposto

IPTU 2022: Consulta, Valores e 2ª Via do Imposto

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2022) é um dos principais tributos cobrados no Brasil. Geralmente, o mesmo é repassado para a população brasileira sempre nos primeiros meses de cada ano. E ele é válido para todos os cidadãos que possuem algum bem, imóvel ou construção pertencente a um município.

Lembre-se também que tal taxa é de âmbito federal, portanto, é cobrada em todo o país. E que mesmo assim, as quantias são repassadas para os governos municipais. Nesse artigo, falaremos mais a respeito do assunto, explicando o que é o tributo, como consultar, valores, e muito mais.

IPTU 2022: Consulta, Valores e 2ª Via do Imposto
IPTU 2022: Consulta, Valores e 2ª Via do Imposto

IPTU 2022

O IPTU 2022 é um dos principais impostos do país. O mesmo recai sobre donos de propriedades, imóveis e terrenos nos municípios brasileiros. E o pagamento do mesmo é de cunho obrigatório. Caso contrário, poderá sofrer com taxas ainda maiores.

Ou então, em situações extremamente complicadas, pode resultar até mesmo na perda do bem, para o governo. Lembre-se também que o mesmo é gerado por boleto bancário, e pode até ser parcelado. Isso caso a pessoa não consiga efetuar o pagamento à vista.

Saiba mais:

Consulta IPTU 2022

Se você deseja fazer sua consulta do IPTU 2022, o procedimento para tal é muito simples. Confira abaixo:

  1. Primeiramente, entre no site oficial da prefeitura de seu município. Nesse caso, usaremos o exemplo de São Paulo. E para acessar o mesmo, clique aqui;
  2. Posteriormente, vá no menu secretarias, fazenda, e então em IPTU;
  3. Disso, abrirá um novo menu com diversas opções. Escolha o tributo referente a seu ano. Basta clicar no mesmo. Então preencher alguns documentos pessoais seu. Lembrando que é possível verificar a data de nascimento pelo CPF;
  4. Com isso, carregará uma nova página com as informações a respeito da cobrança do tributo. E junto a ele, também um arquivo PDF. Dentro desse, contará o boleto que foi gerado;
  5. Basta efetuar o pagamento, até a data limite do mesmo.

Valor

Com relação ao valor que é cobrado no imposto, saiba que é impossível falar sobre um valor aqui nesse artigo. Até porque, o tributo não possui uma quantia fixa. Na verdade, o cálculo é feito em cima de muitas informações diferentes.

Como por exemplo, a quantidade de área construída, o valor pago no imóvel, a localização do mesmo, entre muitos outros dados que as pessoas desconsideram.

2ª Via IPTU 2022

Para gerar a segunda via do IPTU 2022, será necessário retornar até o site oficial da prefeitura. O mesmo no qual você gerou o primeiro boleto.

Disso, retorne ao serviço de IPTU na plataforma, e localize a opção de segunda via. Basta clicar no mesmo, informar os dados referentes a seu imóvel, e gerar o novo boleto.

Pagamento

Lembrando ainda que o pagamento do imposto pode ser feito apenas por meio de um boleto bancário. E o mesmo é aceito em todos os principais bancos do Brasil. Como por exemplo a Caixa Econômica Federal, que está lançando a nova edição do Feirão da Caixa 2022.

Ainda pode pagar o mesmo por meio do aplicativo de seu banco de preferência, em seu aparelho celular.

A opção de parcelamento do IPTU 2022 deve ser selecionada na hora em que estiver gerando a fatura. Disso, terá a alternativa de dividir o valor em algumas vezes, dependendo da região.

5/5 - (1 vote)
Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Populares

Comentários Recentes