domingo, setembro 25, 2022
InícioOutrosIPTU 2022: Consulta, Valores e 2ª Via do Imposto

IPTU 2022: Consulta, Valores e 2ª Via do Imposto

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2022) é um dos principais tributos cobrados no Brasil. Geralmente, o mesmo é repassado para a população brasileira sempre nos primeiros meses de cada ano. E ele é válido para todos os cidadãos que possuem algum bem, imóvel ou construção pertencente a um município.

Lembre-se também que tal taxa é de âmbito federal, portanto, é cobrada em todo o país. E que mesmo assim, as quantias são repassadas para os governos municipais. Nesse artigo, falaremos mais a respeito do assunto, explicando o que é o tributo, como consultar, valores, e muito mais.

IPTU 2022: Consulta, Valores e 2ª Via do Imposto
IPTU 2022: Consulta, Valores e 2ª Via do Imposto

IPTU 2022

O IPTU 2022 é um dos principais impostos do país. O mesmo recai sobre donos de propriedades, imóveis e terrenos nos municípios brasileiros. E o pagamento do mesmo é de cunho obrigatório. Caso contrário, poderá sofrer com taxas ainda maiores.

Ou então, em situações extremamente complicadas, pode resultar até mesmo na perda do bem, para o governo. Lembre-se também que o mesmo é gerado por boleto bancário, e pode até ser parcelado. Isso caso a pessoa não consiga efetuar o pagamento à vista.

Saiba mais:

Consulta IPTU 2022

Se você deseja fazer sua consulta do IPTU 2022, o procedimento para tal é muito simples. Confira abaixo:

  1. Primeiramente, entre no site oficial da prefeitura de seu município. Nesse caso, usaremos o exemplo de São Paulo. E para acessar o mesmo, clique aqui;
  2. Posteriormente, vá no menu secretarias, fazenda, e então em IPTU;
  3. Disso, abrirá um novo menu com diversas opções. Escolha o tributo referente a seu ano. Basta clicar no mesmo. Então preencher alguns documentos pessoais seu. Lembrando que é possível verificar a data de nascimento pelo CPF;
  4. Com isso, carregará uma nova página com as informações a respeito da cobrança do tributo. E junto a ele, também um arquivo PDF. Dentro desse, contará o boleto que foi gerado;
  5. Basta efetuar o pagamento, até a data limite do mesmo.

Valor

Com relação ao valor que é cobrado no imposto, saiba que é impossível falar sobre um valor aqui nesse artigo. Até porque, o tributo não possui uma quantia fixa. Na verdade, o cálculo é feito em cima de muitas informações diferentes.

Como por exemplo, a quantidade de área construída, o valor pago no imóvel, a localização do mesmo, entre muitos outros dados que as pessoas desconsideram.

2ª Via IPTU 2022

Para gerar a segunda via do IPTU 2022, será necessário retornar até o site oficial da prefeitura. O mesmo no qual você gerou o primeiro boleto.

Disso, retorne ao serviço de IPTU na plataforma, e localize a opção de segunda via. Basta clicar no mesmo, informar os dados referentes a seu imóvel, e gerar o novo boleto.

Pagamento

Lembrando ainda que o pagamento do imposto pode ser feito apenas por meio de um boleto bancário. E o mesmo é aceito em todos os principais bancos do Brasil. Como por exemplo a Caixa Econômica Federal, que está lançando a nova edição do Feirão da Caixa 2022.

Ainda pode pagar o mesmo por meio do aplicativo de seu banco de preferência, em seu aparelho celular.

A opção de parcelamento do IPTU 2022 deve ser selecionada na hora em que estiver gerando a fatura. Disso, terá a alternativa de dividir o valor em algumas vezes, dependendo da região.

5/5 - (1 vote)
Artigos Relacionados

Olist Rastreio

Shopee Rastreio

VVLOG Rastreamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Populares

Olist Rastreio

Shopee Rastreio

VVLOG Rastreamento

Epacket Rastreamento

Comentários Recentes