terça-feira, novembro 29, 2022
InícioBenefíciosVale GÁS 2022

Vale GÁS 2022

O Vale Gás 2022 é um auxílio muito importante que ajuda principalmente pessoas que estão passando por alguma dificuldade financeira e que precisam dessa colaboração para garantir o alimento em casa.

Mas é preciso cumprir com alguns requisitos importantes para ter acesso ao vale. Veja quais são eles e tire todas as suas dúvidas.

Vale GÁS
Vale GÁS

O que é o Vale Gás

O vale Gás é um programa de auxílio que foi sancionado pelo presidente brasileiro em novembro 2021 e tem como principal finalidade ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a ter acesso ao gás, que é fundamental para o preparo de alimentos no Brasil.

Com isso, o programa pagará a cada dois meses a metade do valor médio de um botijão de gás de 13 kg às famílias assistidas pelo Vale Gás. O benefício é destinado às famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo.

É importante saber que alguns estados instauram regras próprias a respeito do programa. Mas a seguir vamos explicar melhor quem tem direito e como se cadastrar no programa.

Quem tem direito a Receber o Vale Gás

Como dito anteriormente, o Vale Gás é um programa cujos regulamentos podem variar de um estado para o outro. No entanto, existe uma regra que é replicada em todos: os solicitantes devem estar cadastrados no CadÚnico.

O CadÚnico é o site do Governo que registra pessoas que solicitam auxílios, como o Bolsa Família. Ele foi criado para centralizar esses cadastros e facilitar o controle dessa população vulnerável.

Para participar do Vale Gás é muito importante que os dados no CadÚnico estejam devidamente atualizados. Portanto, casamentos, óbitos e outras alterações no núcleo familiar devem ser comunicadas.

Também é preciso manter atualizado o cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Essa é a unidade governamental responsável pela assistência social ao cidadão.

Por fim, é preciso comprovar baixa renda, sendo que essa pode variar de um estado para outro. Por isso confirme as informações a respeito de seu estado antes de se cadastrar no Vale Gás 2022.

Como se Cadastrar no Vale Gás 2022

Não tem uma forma de cadastro para solicitar o benefício. A escolha dos cidadãos que receberão o vale Gás está sendo feito automaticamente a partir do CadÚnico.

Ou seja, agentes responsáveis analisam o cadastro e verificam se as famílias que participam CadÚnico e do BPC estão de acordo com as exigências. A previsão é de que até o final de 2022 todas as famílias que recebem o Auxílio Brasil recebam também o Auxílio Gás.

Calendário de Pagamento

O pagamento do Vale Gás respeitará a ordem de final numérico do NIS – Número de Identificação Social. Portanto, o calendário disponibilizado referente ao mês de janeiro/ 2022 é:

  • Final NIS 1: 18 de janeiro;
  • Final NIS 2: 19 de janeiro;
  • Final NIS 3: 20 de janeiro;
  • Final NIS 4: 21 de janeiro;
  • Final NIS 5: 24 de janeiro;
  • Final NIS 6: 25 de janeiro;
  • Final NIS 7: 26 de janeiro;
  • Final NIS 8: 27 de janeiro;
  • Final NIS 9: 28 de janeiro;
  • Final NIS 0: 31 de janeiro.

É possível acompanhar mais informações sobre o Vale Gás através dos aplicativos da Caixa Tem e do aplicativo Auxílio Brasil.

5/5 - (1 vote)
Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Populares

Comentários Recentes