sexta-feira, julho 1, 2022
InícioEducaçãoPasse Livre Estudantil 2022: Cadastro e Estados

Passe Livre Estudantil 2022: Cadastro e Estados

O Passe Livre Estudantil 2022 é um dos principais benefícios que são pagos no Brasil. Claro, o mesmo é destinado exclusivamente para um pequeno grupo de pessoas brasileiras. Essas que são estudantes matriculados em alguma instituição de ensino no país.

Disso, o projeto em questão oferece a gratuidade em transportes públicos para estudantes. Sem falar que existem alguns outros estabelecimentos por todo o território nacional que ainda contam com programas de desconto. Nesse artigo, falaremos mais sobre o assunto, quais são os requisitos, como solicitar, e muito mais.

Passe Livre Estudantil 2022: Requisitos e O Que É
Passe Livre Estudantil 2022: Requisitos e O Que É

Passe Livre Estudantil 2022

O Passe Livre Estudantil 2022 é elaborado exclusivamente para ajudar os estudantes. Até porque, o processo de ter que se direcionar até a unidade na qual o mesmo está matriculado, pode ser muito custoso. No estado de São Paulo, por exemplo, um estudante que pega o metrô para ir e para voltar, gastará cerca de R$ 9,00 no dia.

E disso, se for às aulas no mês inteiro, somando cinco dias em quatro semanas, terá gasto uma quantia de até R$ 180,00. E isso sem mencionar mais de um meio de transporte, como quem usa ônibus e metrô. Disso, a ideia é fornecer transporte gratuito para eles.

Em termos de ensino e bolsas, recomendamos que consulte o Educa Mais Brasil 2023, para se beneficiar de grandes descontos.

Mais notícias:

Requisito para o Passe Livre Estudantil

Para poder solicitar o Passe Livre Estudantil 2022 é necessário cumprir uma série de pré-requisitos. Como por exemplo:

  1. Primeiramente, estar matriculado em escolas públicas. No caso de escolas particulares, não são todos os casos, e precisa ser um bolsista;
  2. Em condição de bolsista, pode ser pelo PROUNI ou até mesmo pelo FIES, que financia as mensalidades;
  3. Disso, cursos técnicos em instituições privadas, e por fim, aqueles que cursem o ensino superior. Consulte a disponibilidade com sua escola.

Cadastro Passe Livre Estudantil

Agora para poder se registrar no programa, o procedimento para tal é muito simples. Confira abaixo todo o passo a passo que separamos para você:

  1. Primeiramente, você vai se direcionar até a secretária da sua escola para solicitar um formulário do passe;
  2. Posteriormente, terá que preencher o mesmo com alguns dados pessoais, como nome, RG, CPF e foto 3×4;
  3. Disso, trazer também um comprovante de matrícula na instituição de ensino, e um comprovante de endereço;
  4. Feito isso, a escola deverá apresentar todos os dados para a secretaria de trânsito de seu município. Isso para poder gerar o passe livre aos estudantes. Disso, poderá até cancelar bilhete único, porque receberá um novo cartão.

Quais os Estados que possuem o Passe Livre?

Atualmente, nós temos apenas seis estados brasileiros, dos 27 disponíveis, que aderiram ao programa Passe Livre Estudantil. São eles São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro. Essas que são consideradas as principais regiões metropolitanas do país. E, portanto, que atendem um número muito maior de estudantes.

Tornando-se assim necessária a criação de um programa social desse tamanho. E apesar do baixo número de estados, a probabilidade de cada vez mais regiões adotarem o mesmo se torna cada vez maior. Isso pelo imenso sucesso que tem sido nos últimos anos. E até para incentivar também que os jovens e adultos voltem a estudar.

5/5 - (1 vote)
Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Populares

Comentários Recentes