quarta-feira, maio 18, 2022
InícioOutrosInscrição Previdência Social 2022

Inscrição Previdência Social 2022

Como fazer a Inscrição Previdência Social 2022? Como qualquer cidadão brasileiro, em algum momento de sua vida você terá que fazer a inscrição na previdência social. Sendo que este é o ato de realizar um cadastro junto ao Regime Geral da Previdência Social utilizando o NIT (número de identificação do trabalhador).

Inscrição Previdência Social
Inscrição Previdência Social

O NIT é único e intransferível, porém, este número pode ser substituído caso você já possua o PIS (programa de interação social) ou o PASEP (programa de formação do patrimônio do servidor público). Utilizando qualquer um destes números é possível se inscrever na previdência social e realizar os pagamentos de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social. Veja abaixo como você pode realizar esta inscrição.

Como fazer a Inscrição Previdência Social 2022

Para qualquer trabalhador registrado em regime de trabalho com carteira assinada, a inscrição na Previdência Social é realizada meio que “automaticamente”, porém, caso você queira contribuir e ainda não possui nenhum registro em carteira de trabalho, pode se inscrever na previdência social mesmo assim.

O primeiro passo é solicitar o serviço em um dos canais do INSS, seja o site ou o aplicativo “Meu INSS”. Em seguida, basta clicar em se inscrever, buscar qual das inscrições melhor se encaixa no seu perfil de contribuinte e preencher os dados necessários que vão ser solicitados no decorrer da inscrição, mais abaixo você encontra a lista dos documentos necessários.

Logo que terminar sua inscrição, você já receberá a resposta da sua solicitação, aprovando ou não sua inscrição na Previdência Social. Isso porque a resposta é imediata, sendo que o número da inscrição é gerado logo após a finalização da solicitação.

Cadastro CNIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social, ou apenas CNIS, é o cadastro de dados dos trabalhadores ativos e que contribuem, além de aposentados, pensionistas e respectivos dependentes. É basicamente um número, que facilita a solicitação de auxílios do governo, programas sociais e outros recursos previdenciários.

O cadastro no CNIS é bastante parecido com o cadastro na Previdência Social, assim, basta realizar a solicitação no aplicativo para smartphones “ Meu INSS” ou pelo portal na internet. Após acessar um destes recursos, deve-se realizar o login ou novo cadastro, caso nunca tenha utilizado a plataforma.

Em seguida, preencha os dados solicitados e responda as perguntas de segurança sobre contribuições anteriores. Será gerado uma senha provisória nesta etapa, assim, faça o login novamente utilizando-a e pronto.

Documentos necessários

Assim como qualquer outro cadastro em instituições governamentais, para se inscrever na previdência social é necessária a apresentação de alguns documentos que comprovem sua identidade, dentre outros. Assim, antes de realizar a inscrição na Previdência Social, você deve separar os documentos na lista abaixo para facilitar o processo de inscrição.

Estes documentos são solicitados independentemente se você está empregado no momento ou está realizando sua inscrição por meio do portal ou aplicativo para smartphone “Meu INSS”. Veja a lista abaixo:

  • Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • CTPS;
  • Número de CPF, para a distinção de pessoas que possuam o mesmo nome;
  • Título de Eleitor.
Avalie esse matéria.
Artigo anteriorInscrição ITA 2022
Próximo artigoCDHU Inscrições 2022
Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Populares

Comentários Recentes