quarta-feira, maio 18, 2022
InícioDocumentosCNH Social 2023: O Que É, Requisitos e Estados Participantes

CNH Social 2023: O Que É, Requisitos e Estados Participantes

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos principais documentos gerados no Brasil. E disso, o projeto da CNH Social 2023 acabou ganhando muita notoriedade entre os cidadãos do país. Até porque, por meio da mesma, muitos podem acabar conseguindo o documento, sem muitas dificuldades.

E na verdade, a habilitação se torna necessária para que você possa andar com seu automóvel, caminhão ou motocicleta dentro da lei. Lembrando que pilotar os mesmos sem estar habilitado é contra a lei, e pode lhe acarretar diversos problemas.

CNH Social 2023: O Que É, Requisitos e Estados Participantes
CNH Social 2023: O Que É, Requisitos e Estados Participantes

CNH Social 2023

O CNH Social 2023 nada mais é do que um programa social desenvolvido por parte do Governo Federal. Isso, claro, em parceria com o órgão oficial de trânsito de cada região brasileira. Lembrando que atualmente existem diversos estados do Brasil que aderiram o programa.

Esse que tem como principal objetivo providenciar habilitações para os brasileiros, sem custo algum. Ou seja, você pode obter a sua CNH totalmente gratuita. Sendo que hoje, o custo para conseguir tal documento pode variar em até R$ 1.500,00. Isso, claro, se ainda for aprovado em todos os exames médicos, teóricos e práticos.

Leia mais:

Requisitos para se cadastrar no CNH SOCIAL

Se você deseja se cadastrar no CNH Social, saiba que é necessário, antes, atender a alguns pré-requisitos. Esses por exemplo, são:

  1. Primeiramente, ter uma renda familiar de até dois salários mínimos, no máximo. Não é necessário uma declaração ou atestado de pobreza. Além disso, também deve ser maior de idade, ou seja, ter mais de 18 anos;
  2. Posteriormente, precisa também ser alfabetizado, ou seja, sabe ler e escrever. Também é necessário que esteja desempregado por pelo menos um ano;
  3. Além disso, deve ser um beneficiário de programas sociais como o Auxílio Brasil ou o Chapéu de Palha;
  4. E por fim, estar inscrito no CadÚnico, e ser um estudante da rede pública.

Estados participantes do CNH Social2023

Apesar de ser um grande programa social, para poder auxiliar melhor a população, não são todos os estados brasileiros que aderiram ao mesmo. Na verdade, hoje, temos uma pequena lista. São eles:

  1. Primeiramente, o Espírito Santo, Goiás e o estado do Ceará;
  2. Posteriormente, a Paraíba, o Maranhão e São Paulo;
  3. E por fim, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Lembre-se que outros estados ainda podem decidir por aderir tal projeto, bastando apenas o comunicado entre o órgão regente de trânsito e o governo do estado da região em si.

Como se inscrever

Agora se você deseja se inscrever na CNH Social 2023, o procedimento para tal é bastante simples. Confira abaixo todas as instruções que separamos para você, com o passo a passo:

  1. Entre no site do DETRAN de sua região, até para que possa verificar a disponibilidade do projeto. Nesse artigo, falaremos mais sobre o do estado de Goiás. Clique aqui para acessar;
  2. Clique no ícone do projeto, logo na tela inicial do site. Então haverá um botão de inscrições na página. Aperte no mesmo;
  3. Feito isso haverá algumas instruções na tela, basta seguir as mesmas e preencher os formulários com seus dados pessoais. Disso, envie para a plataforma para concorrer a uma das vagas.
5/5 - (1 vote)
Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Populares

Comentários Recentes